segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os ajustes das casas decimais.

Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.



Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.
 

IDADE: 10 anos
PERFIL DO ALUNO: O aluno tem dificuldade em representar as casas decimais, por exemplo: troca às casas dos centésimos pelos décimos.  Sendo assim, não consegue visualizar com entendimento as regras de representação de quantidades no ábaco.
COMPETENCIAS ESPERADAS: o aluno precisará compreender a representação e a diferença entre unidade, dezena, centena, décimos, centésimos e milésimos. Sabendo manipular o ábaco, e ter entendimento com soma e subtração decimal.
 
1     Efetue a soma no ábaco:
A  5,02 e 0,24;
B  3,5 e 2,05
 
2     Olhe o número representado no ábaco e escreva-os por extenso:
               
A   35,32
           B   314,23
 
3     Represente no ábaco um número que tem 1 dezena, 3 unidades e 5 centésimos.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário