terça-feira, 10 de setembro de 2013

Intervenções que devem ser feitas pelo professor a uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Partindo do pressuposto que a criança constrói os conceitos através da experiência com objetos e da interação social, é muito importante que o professor apresente matérias para que a criança possa manipular reconhecer e grafar os números as contagens orais e mentais e também ter noções espaciais, como ferramentas necessárias do seu cotidiano. A matemática para que se torne clara e objetiva, precisa que seja ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender de forma sequenciada que leve ao aprendizado concreto do aluno no processo inicial da construção do conceito a escrita do numero propriamente dito: conceitos de classificação, seriação, inclusão, conservação, na dinâmica da matemática se faz necessário. O professor deve escolher atividades que favoreçam a passagem de um nível de contextualização a outro ( que criem desafios e levem a novas hipóteses). As atividades propostas devem respeitas a faixa etária de cada um como parte integrante dos conceitos. O aluno deve interagir e vivenciar jogos que promovam habilidade mental e desenvolvimento de aprendizagem. Para que a criança tenha uma melhor compreensão daquilo que lhe foi ensinado é preciso que ele treine bastante através de atividades e vivências, para que aquilo lhe traga de fato um real significado. É preciso que o professor consiga transmitir para os alunos através da aula e das atividades a importância daquilo que está sendo ensinado. Mostrar para eles, no caso da matemática em particular que estamos tratando aqui, o quanto usamos os números em nosso dia a dia, mesmo que sem perceber. A importância que a matemática tem para conseguirmos interagir, viver em sociedade, não só dentro da escola, mas também fora dela. Usamos a matemática até mesmo no momento que vamos comprar um pão na padaria, até fazer uma receita, ou simplesmente dividir o suco nos copos para todos da família, ou arrumar a mesa na hora do jantar, dentre muitas outras coisas. Conseguindo assim de uma maneira aparentemente simples fazer com que o aluno comece a ir descobrindo os números e se desenvolvendo. O professor deve estar sempre incentivando o pensamento espontâneo da criança, se preocupando sempre com a realidade vivida por cada um deles, lembrando sempre que cada um é diferente um do outro e é preciso enxerga-los assim com suas particularidades, nunca generalizar uma situação, vendo todos como um todo sem características próprias. É muito importante que o professor consiga tratar cada conteúdo, de uma forma diferente, abusar da criatividade buscando alcançar cada vez mais o interesse do aluno, de uma forma mais prazerosa, a qual ele dedique sua atenção e consiga lhe trazer um real significado. Para conseguir garantir uma qualidade de ensino, proporcionando ao aluno uma aprendizagem digna e significativa, é necessário que o professor tenha total consciência de sua responsabilidade, adotando práticas de ensino de formar criativas e abrangentes, intervendo sempre que necessário para obter uma maior compreensão e interesse de seus sonhos. O professor deve ter como ideia fundamental o fato de que cada ser humano é único com suas próprias características. Entender que cada um é o que é hoje dependendo da historia que carrega em si. O professor deve não somente respeitar estas individualidades, como também trazer consigo a concepção de que os alunos podem trazer mudanças em si mesmos. E apostar nisso de maneira criativa na hora de preparar uma atividade. Por tanto é de suma importância que os sistemas educacionais tenham o cuidado de entender e respeitar a imensa diversidade humana que nos cerca, buscado assim um ensino de qualidade ao alcance e proveito de todos.
 
 
Referências Bibliográficas:
Ramos, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. / São Paulo: Ática, 2009.
 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2443-6.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário